
Marca patrocina o campeonato da International Surfing Association (ISA) que acontece esse mês no Panamá.
A Billabong, uma das principais representantes dos esportes de
ação e da cultura surf, apresenta, entre 25 de junho e 2 de julho, o ISA
World Surfing Games, campeonato da Associação Mundial de Surf
(reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional em 1995), que acontecerá
no Panamá, pela primeira vez na historia do evento, com transmissão ao
vivo via webcast www.billabongpro.com/isa11.
Durante uma semana a Playa Venao (localizada cinco horas ao leste da
Cidade do Panamá) será a capital do surf mundial. Participam da
competição cerca de 200 atletas de 30 países, que serão divididos em
três categorias: Open Feminino (duas atletas), Open Masculino (quatro
surfistas) e Longboard (dois participantes), totalizando oito
competidores em cada equipe que, juntos, representam suas nações.
Em cada uma das divisões, os atletas disputarão a medalha de ouro
individual (ouro, prata, bronze e cobre) e, além dela, há ainda o Troféu
Fernando Aguerre que será entregue ao país que alcançar a maior soma de
pontos, considerando o desempenho de todos da equipe.
O Billabong ISA World Surfing Games começou em 1964 sob o nomes de ISF
World Championships e foi realizado pela International Surfing
Federation, a primeira organização de surf internacional da historia. Em
1976 o ISF deu lugar ao ISA.
Desde o início, os participantes destes campeonatos viajam para competir
como equipe e defender seu países. O campeonato começa com o desfile
das equipes e evento de abertura, seguido do “Sands of the World”,
cerimônia onde a areia de cada país participante é misturada.
De todas as nações competidoras, a partir de 1996, o time australiano é o
mais vitorioso, com quatro títulos. Em segundo lugar está os Estados
Unidos, com dois troféus. O Brasil, campeão no ano de 2000, empata, em
apenas um título, com África do Sul e o Peru.
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